Que mãe nunca passou por apuros quando o assunto é cólica em bebê? As gravidinhas também temem quando conversam com outras mamães que muitas vezes transmitem suas experiências e aí bate aquele desespero.
As cólicas em bebê trazem irritação, choro excessivo e privação do sono, gerando grande preocupação dos pais, principalmente em ver o sofrimento do bebê com as dores.
Neste artigo vamos tratar o tema com detalhes e garantimos que até o final desta leitura você terá as respostas que procura e conseguirá driblar as famosas cólicas com muita tranquilidade. Então acompanhe com a gente.
Causas de cólicas em bebê
Há vários estudos e diferentes opiniões comentadas pelos especialistas, porém abaixo citaremos as principais possibilidades que dominam as teses de pesquisa para identificar as causas de cólicas em bebês:
- Sistema digestório imaturo
- Alimentação da mãe
- Ar em excesso que o bebê pode engolir durante as mamadas
Sintomas de cólicas em bebê
Dentre os principais sintomas, destacamos alguns sinais de que o bebê está sentindo dores relacionadas às cólicas:
- Choro irritado e constante
- Encolhe e estica as perninhas
- Fecha as mãos
- Fica com o rostinho vermelho quando chora
- Perda e/ou interrupção constante do sono
Como prevenir e evitar as cólicas em bebê
Como mencionamos no início do nosso artigo, ainda há muitas dúvidas e incertezas sobre a prevenção de cólicas em bebê. Não somos especialistas e o objetivo aqui são trocas de experiências, baseadas nos relatos de mães que vivenciaram na prática esta fase em que acreditamos que há como prevenir a cólica no bebê através da alimentação da mãe.
As nossas avós já falavam muito sobre alguns alimentos que a mãe deve evitar durante o período de amamentação, pois bem, elas estavam certas, pode acreditar! Da mesma forma que a mãe durante o período de amamentação deve tomar cuidado com as medicações que for utilizar, evitar bebida alcólica, dentre outros pontos de atenção, deve ter um cuidado muito especial com a alimentação também.
Como sabemos, tudo o que a mãe ingere é passado para o bebê durante a amamentação, portanto, ter um cuidado adicional com a dieta é fundamental para reduzir muito os incômodos do seu bebê com as indesejadas cólicas.
Abaixo relacionamos o que deve ser evitado pela mãe para prevenir as cólicas em bebê:
- Alimentos Industrializados: Estes alimentos contêm corantes, conservantes e outros produtos químicos que devemos passar longe no período da amamentação. Exemplo: molho de tomate; gelatina; maionese; chocolate; adoçantes; etc.
- Alimentos a base de cafeína: O café é um vilão neste período da amamentação, pois além de estimular demasiadamente o bebê, pode deixá-lo irritado, além de causar cólicas. Os demais alimentos que tenham cafeína em sua composição também devem ser evitados. Exemplos: café; refrigerantes; chá mate; energéticos; etc.
- Alimentos que causam gases: Estes alimentos devem ser consumidos com moderação pela mãe, sendo muito importante observar se mesmo que em doses pequenas, ainda perceber que causam cólicas no bebê, o ideal é que sejam cortados por um período. Exemplos: Feijão; couve-flor; repolho; etc.
- Alimentos ácidos: Estes alimentos também podem irritar o sistema digestivo do bebê, causando cólicas, portanto, o ideal é que a mãe enquanto estiver amamentando evite utiliza-los ou consuma com a máxima moderação. Exemplo: Tomates, frutas e bebidas cítricas como laranja, morango, abacaxi; etc.
Alimentos adequados para a mãe ingerir durante a amamentação
Agora imagino que deva estar pensando como irá conseguir fazer para seguir uma dieta com tantas restrições e mesmo assim garantir uma alimentação balanceada e adequada para esta fase tão importante que é a amamentação? Fique tranquila, pois é sim possível garantir todas as vitaminas e sais minerais necessários e também conseguir prevenir as indesejadas cólicas em bebê. Veja abaixo nossas dicas de uma dieta balanceada para esta fase:
- Ovos: Como citamos em nossa outra matéria sobre introdução alimentar, o ovo é um dos melhores alimentos para ser consumido por todos, pois é fonte de inúmeras vitaminas essenciais para o ser humano, portanto, use e abuse desta deliciosa opção.
- Verduras e legumes: Além de serem benéficos para o bom funcionamento do intestino, as verduras e legumes são leves, ajudam na digestão, sendo também uma ótima escolha na hora de compor a dieta das mamães. Exemplos: alface,agrião,rúcula,etc.
- Frutas NÃO ácidas: As frutas também são uma ótima escolha para compor a dieta das maẽs. Escolha frutas mais leves e não ácidas para ser assertiva na prevenção de cólicas do seu bebê. Exemplos: Mamão, goiaba, banana, maça,etc.
- Carnes magras, peixes e frango: Fundamentais para uma dieta equilibrada, as carnes brancas e magras ( pouca gordura) são essenciais para a alimentação durante a amamentação. Evite carnes gordurosas e se atente ao preparo, dando preferências aos grelhados e assados, livres de gordura. Exemplos: Peixes em geral, frango sem pele e carnes magras.
- Hidratação: Este é um ponto chave para obter sucesso na amamentação e prevenção de cólicas em bebê e claro que é a água. Nenhuma outra bebida é necessária, acedite, a água por si só, é completa para repor a necessidade de líquido de nosso corpo, portanto, fique atenta e não deixe de se hidratar com água ao longo do dia. Uma outra ótima escolha é a água de coco. Super saudável e leve, pode e deve ser incluída em seu cardápio.
A principal dica relacionada a equilíbrio nutricional é se atentar em consumir ao menos um alimento de cada grupo alimentar, vide os alimentos principais sugeridoss pela Asbran – Associação Brasileira de Nutrição ( deixando seu prato com 5 cores diferentes ( dica fácil e intuitiva) e efetuando 6 refeições diárias, não ficando mais de 3 horas sem consumir algum alimento e lembre-se, se hidrate constantemente, sempre! Sendo cuidadosa com a alimentação, acreditamos muito que esta seja uma prevenção excelente para evitar as cólicas em bebê.
Algumas ações para minimizar as dores originadas pelas cólicas em bebê
Abaixo sugerimos algumas ações que podem ajudar a aliviar as cólicas em bebês, mas lembre-se, sempre procure seu Pediatra e peça orientação a ele para que seja observado e diagnosticado corretamente o que se passa com seu bebê:
- Compressa morna na barriguinha do bebê ( utilize um pano ou aquela compressa em gel encontrada em qualquer farmácia que pode ser esquentada no microondas).
- Banho na banheira ou balde próprio para ofurô: o estímulo da água tem efeito calmante, sendo um ótimo aliado no momento da crise com as dores.
- Massagem: Faça movimentos circulares leves na barriguinha do bebê ou com as perninhas imite o efeito de andar de bicicleta.
- Amamentar no momento da crise das cólicas sempre é uma alternativa que transmite segurança ao bebê, ajudando muito nesta fase delicada.
Cuidados adicionais para prevenir cólicas em bebê
Sempre falamos às famílias sobre ficarem atentos ao conforto do bebê, ainda mais se ele está na fase de cólicas, portanto, listamos abaixo os pontos para evitar novos desconfortos e inclusive nos confundir sobre o que está causando irritação ao bebê:
- Use roupinhas de tecidos naturais: Dê preferência aos tecidos 100% algodão, pois do contrário, pode gerar alergias e causar outros incômodos desnecessários ao bebê. Exemplos: Tecido suedine, egípcio, malha 100% algodão,etc. Evite fibras sintéticas.
- Escolha roupinhas confortáveis: Bodies e Macacões com malha leve sem golas evitando incômodos e que sejam mais flexíveis, possibilitando ao bebê movimento.
- Cuidado com a temperatura do ambiente : Esteja sempre cuidando para não exagerar na quantidade de roupas / mantas ou na falta excessiva delas, pois se o bebê estiver sentindo frio ou muito calor, irá se incomodar e ficar irritado, podendo gerar desconfortos e até privação de sono.
- Ambiente tranquilo: Evite locais com muito barulho ou iluminação inadequada, pois podem também gerar inquietudes nos recém nascidos. Claro, que novamente citamos a questão de equilíbrio, pois tudo em excesso não é bom.
Esperamos que tenham gostado de nossas dicas e por favor nos conte se está conseguindo fazer a dieta e se está percebendo alguma melhora em seu bebê, ok?
Não deixe de compartilhar suas experiências com a gente, pois juntos conseguiremos driblar estas dificuldades que podem ser vencidas frente a grande benção que é ter nossos bebês no colo, não é verdade?
Conheça também nossa loja virtual Ange de L’amour com várias roupinhas e acessórios confortáveis e seguros para seu bebê. Vestir anjos é nossa missão.
Carinhosamente,
Equipe Ange de L’amour